Saiba como 4 empresários brasileiros estão se reinventando em meio a crise do coronavírus

É fato que em meio a pandemia e a necessidade de quarentena, as economias globais viriam a enfrentar novos desafios e até enxergar novas oportunidades.

Entrevistamos quatro empresários brasileiros focando em entender como está sendo empreender em meio a pandemia e quais são os principais desafios, problemas e oportunidades encontradas pelos empreendedores.

Surpreendentemente os empreendedores enxergam algumas oportunidades como, a possibilidade de testar seus produtos para perfis de clientes diferentes. Outra oportunidade dita foi a crescente procura dos clientes por meios e ferramentas que possibilitam a realização de vendas e marketing online. Assim sendo, em meio a quarentena estar no mercado online praticamente virou uma obrigação. Tal online está super aquecido em meio a crise, o que fez o empreendedor do e-commerce encontrar um bom momento de vendas apesar dos novos desafios pois os clientes agora se veem em uma situação onde comprar online é vista como a única saída.

Em meio às novas oportunidades que apareceram com a pandemia do coronavírus no Brasil, também apareceram necessidades e obrigações diferentes. Os empreendedores estão tendo que enfrentar as vantagens e  desvantagens de terem que trabalhar de casa e tendo que se adaptar às mudanças legislativas e sanitárias que o coronavírus trouxe.

Como é tocar um empreendimento em meio a pandemia do Coronavírus?

Pensando em saber um pouco mais sobre como está sendo empreender em tempos de coronavírus perguntamos aos empreendedores entrevistados “Como está sendo trabalhar nos seus empreendimento em meio a crise do Coronavírus”.

O trabalho de casa se tornou essencial aos empreendimentos devido a pandemia do coronavírus

Para Eduardo Kaneko, cofundador da startup Luna de seguros para bicicletas,  os empreendedores vêm enfrentando alguns desafios devido às necessidades do trabalho à distância em meio a pandemia do coronavírus:

“Mesmo para as empresas de tecnologia, este não é um momento fácil. Está sendo um processo de adaptação e demoramos bastante para nos adaptar. Trabalhávamos no Google Campus São Paulo (local de coworking oferecido pela Google na cidade de  São Paulo – Brasil) onde ficávamos um ao lado do outro das 9h até às 22h. Porém, com o coronavírus o Google Campus fechou e fomos obrigados a trabalhar de casa. Produzindo menos no começo, mas estamos praticando algumas táticas para nos manter produtivos. Uma delas por exemplo é: todos os dias realizamos uma videochamada deixando o microfone no mudo das 14h às 18h”.

Com base no que foi dito por Kaneko podemos dizer que as videochamadas diárias com seus sócios vêm os ajudando pois eles acabam se policiando sempre ao estarem na mesma chamada juntos a pesar de que com o fone desligado. Tal técnica acaba aumentando a produtividade pois diminui os tempos de procrastinação, até porque ninguém quer ser pego procrastinando muito na frente do outro.

Já para o empreendedor Jonathan Richard, fundador da MobFix aplicativo de agendamento de serviços para automóveis, o trabalho de casa não é um problema para empresas de desenvolvimento.

“Estamos com todas as pessoas da empresa trabalhando de casa. Mas como trabalhamos com desenvolvimento já estávamos acostumados com esse tipo de trabalho, então não mudamos muito. Nós somente precisamos acompanhar as sprints (semanas de ações planejadas no Método Ágil muito usado em startups), fazer as reuniões semanais e o trabalho segue normal”.

O e-commerce colhe bons frutos como empreendimento em meio a pandemia do coronavírus

Para Rodrigo Bariano, fundador do ecommerce 4Gamers o empreendedor do mercado de e-commerce está enfrentando menos problemas do que os demais empreendedores. Sua empresa teve um aumento de faturamento de 487% somente em abril deste ano:

“Trabalhar no meu empreendimento tem sido mais fácil do que a grande maioria dos empresários. Meu negócio é digitalizado, pois, aqui trabalhamos com e-commerce. E nada melhor para uma empresa de Comércio Eletrônico do que pessoas só podendo consumir de casa. Dessa forma, os números de faturamento aumentaram demais em diversos sub nichos do Mercado de Eletrônicos (onde atuamos mais fortemente), chegando a marca de 487% de aumento no mês de abril”.

Por outro lado, Bariani, fundador do ecommerce 4Gamers , ressalta que esse aumento não reflete uma situação econômica real do Brasil:

“Esses números de aumento não refletem a realidade econômica do país. Na prática, o varejo continua desaquecido. As pessoas continuam extremamente dependentes de fontes de renda informal. Então essa situação de aumento de faturamento só perdurará por mais uns dias”.

Os empreendimentos contábeis enfrentam mudanças legislativas em meio a pandemia

Para a contadora Priscila Nunes, cofundadora da Cognitio, empresa de gestão contábil e financeira, a crise do coronavírus trouxe incertezas e uma maior necessidade de atenção em meio a mudanças da legislação:

“Trabalhar em meio a pandemia é um desafio novo para todos, a incerteza econômica faz com que não tenhamos como prever futuras saídas de clientes, mesmo os mais estáveis economicamente. Além disto, na atividade contábil a pandemia trouxe mais trabalhos e exige mais atenção, pois a legislação trabalhista e tributária estão mudando muito rapidamente, o que exige atenção diária redobrada”.

Quais são as principais oportunidades dos empreendimentos em meio a pandemia do coronavírus?

Com o intuito de entender um pouco mais sobre quais são as oportunidades que os empreendedores entrevistados estão vendo em meio a pandemia, questionamos “Quais são as principais oportunidades que você enxerga para sua empresa em meio a essa crise?”.

Vender os produtos para diferentes clientes é uma opção aos empreendimentos em meio à pandemia

Para Kaneko, cofundador da startup de seguros de bicicletas Luna o momento do coronavírus vem sendo uma oportunidade de testar seu produto com outros tipos de clientes não pensados antes:

“A Luna é uma startup early stage então ainda estamos validando o nosso produto. Uma das oportunidades que apareceram com isso foi testar outras personas, oferecíamos seguro para um determinado público que não está comprando mais, esse público usava a bicicleta aos finais de semana para esfriar a cabeça e para ir de casa até o trabalho. Começamos a olhar para outros públicos que comprariam nosso seguro mesmo durante essa crise. E um público que continua usando bicicleta são os bike-boys de delivery de comida via aplicativos. Então começamos a testar o nosso produto com esse público. E isso foi realmente uma grande oportunidade, pois encontramos um mercado muito grande e estamos conseguindo vender mesmo durante a crise e está sendo muito legal”.

A digitalização ganha mais atenção dos empreendimentos em meio a pandemia

Para Richard, , fundador da MobFix aplicativo de agendamento de serviços para automóveis, o coronavírus fez com que seus clientes olhassem muito mais para o digital, aumentando assim a conversão de novos clientes:

“Estamos observando uma digitalização muito mais rápida dos processos dos clientes, trabalhamos com um aplicativo automotivo e estamos observando uma conversão muito mais rápida de novos clientes para o aplicativo, tanto dos estabelecimentos quanto dos motoristas que começaram a fazer seus serviços através do aplicativo”.

Richard, fundador da MobFix aplicativo de agendamento de serviços para automóveis, destaca que seus clientes estão se digitalizando mais em meio a crise do coronavírus:

“Outra oportunidade que observamos são os estabelecimentos de lavagem de automóveis. Eles estão enfrentando uma grande baixa dos serviços, pois as pessoas não estão saindo de casa. Eles quase não têm presença digital, então é difícil de fazer marketing digital. É aí que entramos, conseguimos oferecer uma forma deles se digitalizarem rapidamente através do nosso aplicativo”.

A consultoria e mentoria financeira está aquecida entre os empreendimentos em meio a pandemia do coronavírus

Para Priscila, cofundadora da Cognitio, empresa de gestão contábil e financeira, a área de consultoria e mentoria financeira está aquecida em meio ao coronavírus:

“Estamos vendo que as empresas estão precisando mais de instruções financeiras, controles de fluxo de caixa, previsão, projeção de resultados, capital de giro e até em decisões estratégicas. A área de consultoria e mentoria financeira nunca foi tão procurada pelos empresários”.

Quais os principais problemas enfrentados nos empreendimentos em meio a pandemia do Coronavírus?

Por fim, pensando em captar quais são os problemas encontrados pelos empreendedores, questionamos “Quais são os principais desafios e problemas que você encontrou em seu negócio em meio a crise?”

Trabalhar de casa pode trazer problemas aos empreendimentos em meio a pandemia do coronavirus

Para Richard, fundador da MobFix aplicativo de agendamento de serviços para automóveis, houve a necessidade de adaptação da rotina de trabalho em casa, além de ser necessário dar atenção ao lado psicológico de trabalhar em meio a crise como problemas com a ansiedade:

“Observamos um problema de adaptação da nossa equipe em se adequar a rotina de trabalho inteiramente feita dentro casa, existem problemas como ansiedade e etc, que podem afetar o trabalho”.

Priscila, cofundadora da Cognitio, empresa de gestão contábil e financeira, a produtividade de trabalhar de casa vem sendo um desafio e ela vem tendo que acompanhar de perto o rendimento de seus colaboradores:

“Nossa empresa foi planejada e fundada para ser inteiramente digital e não depender de instalações físicas, isso facilitou muito o desenvolvimento do trabalho remoto, porém a mentalidade de estar em casa e precisar desenvolver suas atividades é uma situação onde precisando monitorar os funcionários mais para saber o desempenho de cada um de uma maneira efetiva mesmo estando trabalhando de longe. Manter-se focado em meio ao caos que a pandemia trouxe esta sendo um dos maiores problemas desta crise”.

A demissão em massa e a necessidade de medidas sanitárias específicas podem ser um problema para os empreendimentos em meio a pandemia do coronavírus

Para Bariani, fundador do ecommerce 4Gamers, um dos problemas enfrentados pelos empreendedores durante a crise foi justamente a demissão em massa, os custos envolvidos nisso, fechamento das portas de alguns fornecedores, mudanças no fluxo de caixa:

“Demissão em massa de funcionários gerou muitos custos de curto prazo por conta das indenizações. Além disso, fluxo de caixa e fechamento definitivo de fornecedores foi extremamente impactante em vários e-commerces”.

Bariani ressalta que alguns e-commerces fecharam as portas por não conseguirem operar com medidas sanitárias necessárias para lidar com o coronavírus:

“Não obstante, notamos uma diminuição da concorrência por conta do desligamento das operações online de diversas empresas, as quais não podiam operar sob as condições sanitárias cabíveis”.

Algumas conclusões gerais sobre os empreendimentos em meio à epidemia do coronavírus no Brasil

Com base nas entrevistas realizadas destacamos quatro pontos principais para os empreendedores terem atenção:

  1. O trabalho de casa se tornou essencial e isso trouxe consigo novos desafios: Como acompanhar a produtividade dos colaboradores? Como você mesmo pode se manter produtivo com seus sócios?;
  2. Alguns mercados estão colhendo bons frutos: o e-commerce está aquecido, pois as pessoas não podem sair de casa; os empreendimentos estão cada vez mais se digitalizando; as consultorias de mentoria financeira online se apresentam aquecidas;
  3. As empresas podem se reinventar e procurar vender seus produtos de formas diferentes para clientes diferentes;
  4. Alguns problemas enfrentados são: mudanças legislativas em meio a pandemia; a demissão em massa de funcionários; problemas de adaptação para trabalhar de casa.

Artículo en español

Gabriel Carvalho dos Santos, Co-fundador da liga de empreendedorismo da Universidade Federal de São Paulo -Brasil. Foi pesquisador visitante sobre centros de empreendedorismo na Windsor University no Canadá. Trabalhou no mercado de chatbots e inteligência artificial começando como estagiário e terminando como gerente de projetos. Co-fundador de uma Agência de Marketing onde atende pequenas e médias empresas ajudando-as a atingir seus clientes por meios digitais.