Uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) encalhou viva, a semana passada, na praia da Lagoinha do Norte, em Florianópolis.

A baleia encalhou a primeira vez na tarde de terça-feira, 2, no costão Sul da praia. O relato dos pescadores demonstra que a baleia poderia estar desorientada quando encalhou no costão Sul da praia, no final da tarde de ontem. Os pescadores conseguiram ajudar o animal a se libertar das pedras mas, minutos depois, ela voltou a encalhar na areia.

De acordo com a presidente da R3 Animal e coordenadora do Projeto de Monitoramento de Praias Bacia da Santos (PMP-BS), em Florianópolis, a médica veterinária Cristiane Kolesnikovas, o animal é indivíduo juvenil, com cerca de 9 metros de comprimento. «O cetáceo está bastante magro e com piolhos de baleia (espécie de crustáceo marinho) espalhados pelo corpo, o que pode indicar que o estado de saúde é ruim», explica Cristiane.

Pessoal de resgate mantendo molhada a baleia jubarte que encalhó. Imagen do Instituto Australis.

O desencalhe foi realizado no dia seguinte, quarta-feira,3, pelas organizações R3 Animal e pelo Instituto Australis (ambas pertencentes ao PMP – BS) e a Polícia Militar Ambiental, seguindo o Protocolo de Encalhes da APA (Área de Proteção Ambiental) da Baleia Franca, que é um programa desenvolvido pela equipe da Unidade de Conservação Federal para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados na unidade, estabelecendo assim diretrizes entre as instituições executoras deste plano para o desenvolvimento de ações coordenadas para o atendimento destes casos.

‘Para preservar a segurança da equipe e do animal, optou-se realizar o procedimento durante o dia com as condições de visibilidade e de maré favoráveis e também com os equipamentos necessários’, explica a médica veterinária Cristiane Kolesnikovas.

Para o resgate, foram necessárias cordas, uma retroescavadeira e uma embarcação para puxar as cordas e arrastar a baleia para a água.

Processo de desencalhe da baleia. Imagem cortesia de R3 Animal

Não é fácil levar esse animal de volta à água, especialmente nas condições em que estava. O esqueleto das baleias não é projetado para suportar seu próprio peso e, em inúmeras ocasiões, quando esses animais encalham nas praias, seu próprio peso acaba esmagando seus órgãos e eles morrem; ou ao tentar devolvê-lo à água, além de todos os problemas decorrentes de estar fora da água.

No entanto, nessa ocasião, essa enorme baleia juvenil resistiu com todas as suas forças para permanecer viva e retornar ao mar e a operação para o desencalhe da baleia-jubarte foi bem sucedida. Por volta das 11h30 da manhã, o animal conseguiu retornar ao mar.

Vídeo do resgate da baleia jubarte. Cortesia de R3 Animal.

As equipes da R3 Animal e Instituto Australis ainda permanecem na praia aguardando até que o animal se distancie da costa.

Baleia liberada, de volta ao mar. Imagem cortesia de R3 Animal.

📲Caso aviste animais marinhos debilitados ou mortos, encontre o número de telefone da organização responsável pelo resgate de animais marinhos encalhados na sua área e ligue para eles.  Em Florianópolis, ligue no telefone 0800 642 3341.

.

.

.

Donaciones para Infórmate360

Este medio ha sido creado con mucho esfuerzo y pasión. No recibimos beneficio por nuestro trabajo por lo que agradecemos vuestras donaciones.

€1,00